top of page

MTR (Manifesto de Transporte e Resíduos)

O QUE É?

É um documento auto declaratório contendo todas as informações sobre os resíduos que estão sendo transportados entre o GERADOR, TRANSPORTADOR, ARMAZENADOR TEMPORÁRIO E DESTINADOR FINAL, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Quais as obrigações dentro do Sistema?

As responsabilidades e obrigações dentro do sistema variam de acordo com cada perfil: gerador, transportador, armazenador temporário ou destinador.

O GERADOR deve emitir o MTR a cada remessa de resíduos registrando as partes envolvidas na destinação e todas suas características, como o peso da carga, a classificação dos resíduos e garantir que os demais envolvidos no MTR (transportador e destinador) estejam de acordo com as exigências ambientais. Afinal, o GERADOR é o responsável pela correta destinação de seus resíduos, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.  Deve enviar trimestralmente sua Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR).

O TRANSPORTADOR também deve enviar sua DMR ao final de cada trimestre, declarando tudo que foi transportado por ele durante o período selecionado.

O DESTINADOR é o responsável pela emissão dos Certificados de Destinação Final (CDF). Neste documento deve estar registrado o tratamento dado ao resíduo recebido e também deve enviar sua DMR trimestralmente, declarando todas as informações necessárias.

A WH | Ambiental oferece o cadastro SINIR/MTR às empresas de todos os portes, auxiliando na correta utilização do sistema online de emissão de MTR e garantindo que todas as exigências do órgão ambiental estejam sendo cumpridas.

CONVERSE COM UM ESPECIALISTA AGORA MESMO

bottom of page